Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Tem atividade antibacteriana e antifúngica. ácido rosmarínico e a diosmina têm atividade antiiflamatória e antioxidante. Os óleos essenciais (principalmente o cineol) têm atividade espasmolítica e analgésica
As folhas e ramos podem ser usadas em forma de infusão ou alcoolatura, são indicados como antimicrobiano, espasmolítico, carminativo, anti-inflamatório, antisséptico, diurético, para problemas respiratórios, distúrbios menstruais.
Contraindicado na gravidez (pode provocar aborto), na amamentação e para prostáticos.
Usado desde tempos imemoriáveis, há registos do uso do alecrim desde o Antigo Egito, onde era considerado como a erva da imortalidade e utilizado em rituais de cura e proteção.
O uso do alecrim está registado nos
santuários da Grécia antiga. Na Idade média o seu fumo era
utilizado desinfetar e afastar maus espíritos. Por toda a europa
mediterrânea era usado como proteção contra as bruxas.
O Alecrim
restitui a energia perdida, e ajuda no trabalho das pessoas que
desenvolvem esforços mentais e racionais. Ajuda a combater a
depressão e estados de cansaço por problemas emocionais.
Em casa protege as pessoas e animais que aí vivem. É um repelente natural de pragas domésticas, de moscas e borboletas. Nos armários espanta as traças.
O Alecrim anima, alegra, combate a apatia, a memória fraca e a melancolia. “Como erva das recordações” estimula a memória e promove as boas recordações. O seu aroma adocicado e penetrante, é muito eficaz contra a fadiga mental, como estimulante, promove a concentração e tem propriedades afrodisíacas podendo por isso ser usado dentro das almofadas.
O alecrim tonifica pessoas e ambientes.
“Escaldar” os pés com Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas.
O alecrim ajuda no desenvolvimento da “Visão interior”. Protege contra os maus espíritos e combate os pesadelos.
Serve também para resolver problemas com pessoas desconfiadas... pessoas com baixa autoestima e pessoas com vontade fraca podem melhorar se utilizarem alecrim.
O alecrim é uma erva de coragem.
Usem-no!
Sem comentários:
Enviar um comentário