sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Ciganos


Ao longo da minha vida, convívi e privei com várias pessoas de etnia cigana. Quase sempre em Portugal e algumas vezes em Espanha e França.

Na infância, enquanto criança convivi  diariamente com um patriarca cigano. Mais tarde na adolescência tive amigos ciganos. Depois, na minha vida profissional tive oportunidade de trabalhar com várias pessoas da comunidade cigana. 

Enquanto gadjo, conheci gente boa e gente que não presta. Como em todos os grupos humanos há pessoas boas e pessoas menos evoluídas. 
Por volta da viragem do milénio tive a oportunidade de viajar ao Rajastão, na Índia e convivi com pessoas que segundo os historiadores e antropólogos serão os ciganos originais.
Sob o ponto de vista de magia,  aprendi muito com alguns ciganos. Não só ao nível dos oraculos. Mas também ao nível da Magia prática.
Magia relaciona com animais de tratamento e condicionamento comportamental.  Magia relacionada com amor e relacionamentos. Magia de trabalho e negócios, com grande ênfase na magia ligada aos processos em tribunal.
Sob o ponto de vista religioso, os ciganos que conheço, mantém-se cristãos católicos ou evangélicos.  Sagrado para os ciganos é a sua família, a sua mãe e os seus mortos.
Todos desenvolveram um culto muito rigoroso na forma como homenageiam os seus entes queridos falecidos.
Mesmo os mais ignorantes racistas reconhecem a forma cuidada e dedicada como os ciganos tratam as campas e jazigos dos seus mortos.
Nos últimos anos, aqui em Portugal, tenho me cruzado com algumas pessoas que utilizam aquilo a que chamam "magia cigana".
Vem de casas, onde cultuam os Ciganos, segundo a tradição Brasileira. Terão outros conhecimentos que eu não tenho. 
Não avalio a qualidade do trabalho das outras pessoas. Desejo sempre o maior sucesso para todos. 
No entanto, na minha casa, quando trabalhamos com Guias e Mestres Ciganos, usamos aquilo que tive oportunidade de aprender directamente com ciganos.
Optaxá

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida Parada

Há momentos de pausa em todos processos. Mas a mundança e a evolução são constantes e é esta natureza mutável a essência da nossa permanênci...