sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Ciganos


Ao longo da minha vida, convívi e privei com várias pessoas de etnia cigana. Quase sempre em Portugal e algumas vezes em Espanha e França.

Na infância, enquanto criança convivi  diariamente com um patriarca cigano. Mais tarde na adolescência tive amigos ciganos. Depois, na minha vida profissional tive oportunidade de trabalhar com várias pessoas da comunidade cigana. 

Enquanto gadjo, conheci gente boa e gente que não presta. Como em todos os grupos humanos há pessoas boas e pessoas menos evoluídas. 
Por volta da viragem do milénio tive a oportunidade de viajar ao Rajastão, na Índia e convivi com pessoas que segundo os historiadores e antropólogos serão os ciganos originais.
Sob o ponto de vista de magia,  aprendi muito com alguns ciganos. Não só ao nível dos oraculos. Mas também ao nível da Magia prática.
Magia relaciona com animais de tratamento e condicionamento comportamental.  Magia relacionada com amor e relacionamentos. Magia de trabalho e negócios, com grande ênfase na magia ligada aos processos em tribunal.
Sob o ponto de vista religioso, os ciganos que conheço, mantém-se cristãos católicos ou evangélicos.  Sagrado para os ciganos é a sua família, a sua mãe e os seus mortos.
Todos desenvolveram um culto muito rigoroso na forma como homenageiam os seus entes queridos falecidos.
Mesmo os mais ignorantes racistas reconhecem a forma cuidada e dedicada como os ciganos tratam as campas e jazigos dos seus mortos.
Nos últimos anos, aqui em Portugal, tenho me cruzado com algumas pessoas que utilizam aquilo a que chamam "magia cigana".
Vem de casas, onde cultuam os Ciganos, segundo a tradição Brasileira. Terão outros conhecimentos que eu não tenho. 
Não avalio a qualidade do trabalho das outras pessoas. Desejo sempre o maior sucesso para todos. 
No entanto, na minha casa, quando trabalhamos com Guias e Mestres Ciganos, usamos aquilo que tive oportunidade de aprender directamente com ciganos.
Optaxá

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Dinheiro


Muitas pessoas, em determinadas fases das suas vidas vivem e sofrem com problemas relacionados com dinheiro.

E não estou a falar daquilo que são os problemas reais. E os problemas reais existem e são  ter fome e não ter comida ou ter um dos que amamos doentes e não podermos tratar. 

Falo dos problemas relacionados com dinheiro em que muitas vezes as pessoas vivem amarradas ao seu próprio problema. 
Falo daquelas situações em que por mais dinheiro que se ganhe, por mais criteriosas que sejam as opções de gastos, por mais restringidas que sejam as compras...há pessoas que vivem a correr atrás do dinheiro e nunca conseguem apanha-lo.
Falo-vos dos créditos que se fazem, dos pagamentos a prestações, dos cartões, das promoções, das pexinxas.
E depois de tudo receber e tudo poupar, estás pessoas observadas pelo dinheiro, pagam  as contas e chegam a conclusão que não têm dinheiro...
Falo em obsessão mas não moralizo. Não venho fazer o discurso do pobrezinho é que é bom. 
Venho falar-vos de outra coisa.
Venho falar-vos da natureza dinâmica do dinheiro. Ou se quisermos, na natureza mágica e viva do dinheiro.
O dinheiro não gosta  de estar parado.
O dinheiro não gosta de estar fechado. 
O dinheiro gosta de circular. 
Quando o dinheiro é bem tratado, reproduz-se.
Quando o dinheiro é maltratado contrai-se.
Tratar bem o dinheiro é tratar-nos bem com o que o dinheiro proporciona. É sermos generosos conosco mesmo. 
Tratar mal o dinheiro é privar-nos do que nos faz bem para gastarmos esse dinheiro em algo que apenas serve para impressionar ou para pagar a paz com os outros. 
O dinheiro pela sua natureza material é um vórtice de magia. Não é por acaso que muitos trabalhos são feitos com moedas e notas. Ao circular por muitas mãos vai potenciando a sua capacidade vibracional. Ao ser evocado correctamente e ao ser trabalhado no sentido certo, expande se em todas as direções. 
Pessoas muito focadas em ganhar dinheiro, normalmente correm atrás dos seus próprios gastos.
Pessoas focadas em pedinchar e poupar todos os tostões, vivem contraidas.
Pessoas focadas em ser felizes com o dinheiro que ganham, normalmente vivem confortavelmente.
Fazem-se trabalhos de abertura de caminhos financeiros.
Fazem-se trabalhos para atrair o sucesso financeiro.
Fazem-se trabalhos para cobrar dívidas antigas.
Fazem-se trabalhos para fazer esquecer os credores.
Mas o primeiro trabalho começa dentro de cada um, com o seu próprio dinheiro. Aprender a deixar fluir o  dinheiro, deixar circular, para que livremente se reproduza e nos proporcione não só a satisfação das necessidades conforto que precisamos para ser felizes.
Fiquem bem.
Fiquem em paz.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Abertura de caminhos



No início de novos ciclos criam-se  sempre vórtices energéticos muitos poderosos.

Por um lado as dinâmicas associadas ao fim de um ciclo impõem sempre um olhar para trás e uma reflexão que deve ser feita. Por outro lado as espectativas relativas ao futuro próximo, fazem crescer fantasias de solução, cura e crescimento que queremos fazer acontecer e concretizar no imediato.
Estas duas posturas energeticamente opostas tendem a confundir-se e criar uma situação de contração neutralizando-se mutuamente e criando bloqueios.
A realização de rituais de "Aberturas de Caminhos" serve justamente para separar a vibração do passado da vibração do futuro e justamente marcar um ponto no calendário que funcionará como uma porta aberta.
Porque os Antigos eram muito mais sábios que nós, e porque por serem mais sábios, tornam as coisas mais simples: simplesmente chamaram "Abertura de Caminhos" aos rituais a desenvolver sempre que é necessário iniciar um novo ciclo.
Este conceito de "Abertura de Caminhos" é suficientemente abrangente para abarcar todas as áreas da nossa vivência.
A abertura de caminhos não é apenas um trabalho para trazer "coisas boas".
Serve sobretudo para afastar do nosso caminho os obstaculos e os problemas inesperados que atrasam a nossa progressão.
Se estamos a falar de um negocio, de um espaço comercial, por exemplo, o trabalho de "Abertura de caminhos" visa não só atrair mais e melhores clientes mas sobretudo afastar os maus clientes, os caloteiros, os fornecedores desonestos, as "cartas-supresa das finanças", os atrasos nas entregas e as avarias de equipamentos...
Se falarmos por exemplo de uma "abertura de caminhos no amor", mais do que atrair um parceiro que seja emocionalmente compatível, o trabalho que é feito, afasta de quem o faz as emoções negativas e ruinosas da baixa-autoestima, do ciúme, da insegurança, da desconfiança e da mágoa em relação ao passado e permite o fluir energético das emoções de bem querer, afecto, amor e confiança que vão atrair vibrações recíprocas.
Importante também esclarecer que um trabalho de "abertura de caminhos" não é um trabalho para resolver problemas concretos nem para desmanchar trabalhos nefastos feitos nos passado. 
A "abertura de caminhos" é um trabalho de projeção no futuro.
Até porque muito mais do que passado somos futuro. 
Fiquem bem.
Fiquem em Paz